terça-feira

Juventude Através dos Alimentos




Na nossa dieta diária podemos incluir alimentos que ajudarão a manter o peso, reagem às doenças e combatem a velhice.Eis aqui alguns desses alimentos:

Alho – Possui 3 kcal por dente de alho. Seu consumo cru protege de Diabetes e Aterosclerose, por reduzir o colesterol e triglicerídeos previne problemas cardíacos. Consumo: 2 dentes crus por semana. Não moa para manter suas propriedades.

Maçã verde – Possui 60 kcal por unidade. È antiinflamatória intestinal, antiácida, anti-diarreica e laxante suava, diurética, depurativa do sangue e sedativa. Ajuda a baixar a pressão sanguínea e o colesterol. Contribui para desobstruir as vias respiratórias, auxilia no controle febril e é anticancerígena. Para dores musculares e cãibras, umedeça um tecido com o sumo de uma maçã e esfregue no local. Consumo: uma unidade antes de dormir.

Uva vermelha – Possui 68 kcal por 100 g. Seus minerais e antioxidantes combatem os radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento. Possui resveratrol, que facilita a circulação sanguínea, controla o colesterol e previne o câncer. É laxante suave e diurética. Concentra quercetina que protege as células de doenças neurodegenarativas (Parkinson, Alzheimer), câncer, problemas respiratórios, alergias e infecções. Consumo: ingerir 10 uvas ao dia ou 100 ml de vinho tinto seco a noite.

 Sardinha – Possui 250 kcal por 100 g em conserva. Tem proteínas e minerais, inclusive anticancerígenos. Por meio do ômega-3 auxilia nas funções do cérebro e coração e reduz a pressão arterial. Consumo: assada, cozida ou em salada frita ela perde benefícios.

Canela – Não possui calorias significativas. Seus componentes ajudam a controlar os níveis de açúcar e colesterol no sangue, prevenindo doenças cardíacas. Acelera o metabolismo, por isso há estudos que a relacionam ao emagrecimento. Consumo: polvilhe sobre o café ou cereal.

Chocolate amargo – Possui 100 kcal por 25 g. Seus flavonóides reduzem a pressão sanguínea e melhoram a circulação. Concentra magnésio, responsável por mais de 300 funções biológicas no corpo. É calmante, graças ao triptofano, produtor de seretonina (hormônio do prazer). Consumo: 25 g diárias entre as refeições e antes das 19:00 hs, para evitar a insônia.

Semente de abóbora – Não possui calorias significativas. Possui magnésio, que atua no metabolismo celular, na contração muscular, é antiestresse, antiinflamatório, protetor cardiovascular e previne a trombose. Sua casca é rica em fibras. Consumo: toste-as no forno.

Azeite extra-virgem – Possui 52 kcal por colher de sobremesa. Sua gordura monoinsaturada concede fluidez às membranas biológicas, aumentando a resistência celular. Combate os radicais livres, previne doenças cardiovasculares, reduz o colesterol ruim e eleva o benéfico. Fortalece as lipoproteínas combatendo a evolução de aterosclerose. Promove a secreção biliar e o esvaziamento adequado da vesícula, reduzindo o risco de cálculos, facilitando a digestão e o funcionamento do pâncreas. Consumo: uma colher de sobremesa por dia em temperatura ambiente.

Castanha-do-Pará – Possui 20 kcal por unidade. Rica em magnésio, selênio e ômega-3, favorece a atividade muscular e cardíaca. Facilita o funcionamento celular, a conservação da memória, a prevenção de doenças degenerativas e alguns tipos de câncer. Aumenta a elasticidade da pele, melhorando as defesas do organismo. Consumo: 2 unidades por dia.

Iogurte – Possui 90 kcal por unidade. Tem vitaminas A, B e minerais de fácil absorção, como zinco e fósforo. Seus aminoácidos equivalem ao valor da carne, peixe ou ovos. A alta concentração de cálcio proporciona o fortalecimento ósseo. Consumo: 120 g sem gordura à noite ou no café da manhã.

Fonte: bsg Magazine

Nenhum comentário:

Postar um comentário